Obter mais rendimento, entregar serviços ou produtos de qualidade superior a dos concorrentes é o que toda empresa deseja. Fazer muito mais, usando os mesmos ou menos recursos, gastar menos tempo é o que todo profissional almeja. Esses e outros elementos compõem a produtividade. Se é necessário aplicar um conjunto de esforços para alcançar a produtividade, o que dizer da alta produtividade, como superar o objetivo comum e conquistar além do esperado?

Produtividade

Segundo o dicionário, produtividade é “a qualidade, característica ou capacidade do que ou de quem é produtivo”. Essa qualidade é almejada por todos, pois muitos desejam ser eficientes e alcançar os objetivos traçados, sejam pessoais ou profissionais.

Produtividade não é apenas um conceito, é uma prática que depende do emprego inteligente de variadas ferramentas, de investimento e de conhecimento a fim de alcançar o resultado planejado. Entenda que, simplesmente, aumentar o número de pessoas ou recursos para realizar uma tarefa que não é sinônimo de produtividade. Muitas horas de trabalho também não significa alta produtividade. De acordo com a matéria publicada pela revista Exame, em 03/10/2012, intitulada “Brasil leva surra dos EUA em produtividade: como melhorar?”, os alemães são os trabalhadores mais produtivos da Europa, trabalham aproximadamente 38 horas por semana, já os brasileiros passam 44 horas por semana em atividades laborais, e o rendimento dos alemães é quatro vezes melhor que dos brasileiros.

Como ser altamente produtivo no trabalho?

Seja produtivo diariamente e a alta produtividade será consequência da prática. Algumas sugestões podem auxiliá-lo nesse desenvolvimento, conheça.

1 – Gerencie o tempo com sabedoria

Ele é cada vez mais reduzido, mas o mau uso do tempo acaba fazendo com que as atividades pareçam ser mais volumosas do que realmente são. Por isso, saiba como administrar o tempo de maneira eficaz! Visite o Post: “Como administrar o tempo de maneira eficaz!”

2 – Defina as prioridades

Saber exatamente o que requer mais a sua atenção e o que deverá ser feito primeiro é o passo inicial.

3 – Foco no objetivo

Você precisará definir o que é mais importante, seguir o que foi planejado, mudanças no meio do caminho são possíveis, mas precisam de mais tempo para a adaptação.

4 – Alcance o resultado planejado

Se você souber utilizar o tempo, os recursos disponíveis, souber quais são as prioridades e seguir o objetivo sem se perder no caminho, certamente conquistará o resultado que deseja.

Brasil entre os países menos produtivos

Você sabia que o Brasil é o país com menor taxa de produtividade no mundo? Entre os países da América Latina, é o segundo pior. Essa é a informação que o site da FGV publicou no artigo “Trabalhador bem formado é mais produtivo”, em 10 de setembro de 2015 sobre produtividade. Para completar, o estudo mostra que as empresas até investem em treinamento, mas que são insuficientes por conta da qualidade da educação brasileira. Leia o estudo na íntegra. http://www.ibe.edu.br/trabalhador-bem-formado-e-mais-produtivo

Para melhorar esse cenário e diminuir a defasagem do Brasil, é preciso adotar tecnologias que já estão em uso em outros países, é o que diz a matéria.

Se o país em que vivemos ainda está aquém no quesito produtividade, há muito o que fazer ainda, mas você pode fazer a sua parte. Tente implementar as nossas sugestões no seu dia a dia e comece com um passo de cada vez.

Gostou desse post, comente suas experiências sobre produtividade. Como você organiza seu trabalho e o que sempre dá certo?

Até a próxima!