Gerar lucro é um dos principais objetivos de uma grande empresa. Porém, para que isso aconteça, é necessário contar com um Planejamento no Setor de Compras. Mas, qual é o papel do Comprador?

Esse profissional é o responsável em manter o estoque de uma empresa em dia e garantir produtos competitivos com valores mais baixos, além de privar pela qualidade dos mesmos. Por isso, o Departamento de Compras precisa ser eficiente e organizado. Essa é a melhor maneira de evitar prejuízos no meio do caminho, pois eles podem colocar em risco outros trabalhos realizados por outros setores companhia.

Pensando na importância dessa gestão, separamos algumas Técnicas de Compras capazes de beneficiar o Fornecedor, o Comprador e o Cliente Final.

Diagnóstico

Se reúna com a Equipe de Vendas da empresa e faça um diagnóstico preciso sobre toda a cadeia de suprimentos. É importante verificar todos os pontos positivos e negativos, visando à melhoria da produtividade, os custos e a colaboração de cada um que constrói esse setor.

Planejamento

Depois de analisar quais são as ações que estão dando certo e quais são as que precisam de um molde, faça um planejamento inteligente e estratégico, destacando os principais passos para alavancar o desempenho do Setor de Compras. Não se esqueça de que é preciso manter sempre a coerência em todos os pontos observados. Mas, como fazer isso? Comece a olhar os históricos dos seus fornecedores. Veja se eles foram fiéis nos prazos de entrega das mercadorias e quais ofereceram as melhores formas de pagamento. Analise também o nível de qualidade do produto comprado: melhorou, piorou ou se manteve?

Aposte no Benchmarking

Se você é Comprador e ainda não sabe o significado desse termo, está na hora de aprender! O Benchmarking é uma metodologia adotada por diversas empresas para alavancar seus processos de gestão através de análises contínuas dos serviços, produtos e técnicas executadas por outras corporações ou organizações reconhecidas mundialmente. Ou seja, é uma avaliação da empresa em relação à concorrência. Nesse processo é possível identificar cases de Gestão em Compras de sucesso e acrescentar as principais ações à sua metodologia de trabalho.

Organização e avaliação dos fornecedores

Arquive todos os seus fornecedores, pois é necessário que haja uma avaliação continua de cada um deles. Hoje, com o advento da tecnologia, é possível encontrar diversas ferramentas que nos ajudam a cadastrar e padronizar esse tipo de lista. Mantenha essa planilha sempre atualizada!

Cuide das requisições

Gerencie seus processos de recebimento e efetivação durante as requisições de compra. Essa é uma boa forma de compreender os melhores resultados, automatizando os pedidos futuros.

Faça cotações

Não tenha vergonha de pesquisar! É papel do comprador realizar cotações de mercado para buscar os melhores preços e serviços. É importante também comparar as ofertas dos fornecedores, avaliando qual será mais benéfica para você, pois às vezes o barato pode sair caro, né? Então fique sempre atento ao custo total da sua aquisição.

Pedidos

Aqui é um momento muito importante do Processo de Compra: a Organização dos Pedidos. Manter uma lista bem feita e atualizada pode te ajudar com a reposição de estoque, evitando o acúmulo ou a falta de determinados produtos dentro da empresa. Só é preciso gastar com o necessário, não é mesmo?

Controle de pagamentos

Outro ponto que precisa de organização contínua é a planilha de pagamentos. É importante que você observe as datas, fazendo uma programação para que um pagamento não atrapalhe o outro. É uma forma de controlar melhor as verbas e evitar que grandes pagamentos caiam no mesmo dia.

Análise Final

Não vai adiantar nada passar por tudo isso sem uma boa análise no final de todo o processo. Por isso, é importante verificar todos os resultados, destacando os métodos que foram mais eficientes para você e para o cotidiano de Compras da empresa. E não se esqueça de que essa avaliação precise ser feita constantemente, pois é possível que haja a necessidade de alterar ações dentro do seu Planejamento de Compras durante o caminho.

Esse post foi útil? Então leia também “Técnicas Matadoras para Compradores Eficazes” e aprimore seus métodos de trabalho para continuar se destacando no mercado de EPIs e Colaborando para o crescimento da sua empresa.

Até breve!

Equipe SOCCORRO
EPIs | Descartáveis | Uniformes Profissionais

cta_recompensa_blog_soccorro_compras