Na hora de realizar a compra de materiais, suprimentos ou equipamentos para as empresas entram em ação os compradores. Esses profissionais fazem cotações até encontrar o melhor preço, a melhor qualidade do que estão comprando e um prazo de entrega que atenda às necessidades da organização em que trabalham. Porém, não vale a pena levar em consideração apenas o preço, pois muitas vezes esse valor pode ficar mais alto do que o esperado. Se o comprador contrata um novo fornecedor, só porque ele oferece valor menor, pode ser que o prazo de entrega não seja conveniente. Fique atento, não compre apenas por preço, principalmente se você é um revendedor, pois a imagem de sua empresa ficará manchada e você corre o risco de perder seus clientes. Se o comprador deve focar seus esforços não só no preço, saiba o que é preciso avaliar na hora de comprar.

Sugestões para comprar melhor

Compras de urgência

Justamente quando surge uma urgência ou uma compra incomum é preciso dedicar mais atenção à compra.  Por isso, deixar de fazer uma boa cotação pode ser muito prejudicial. No momento de pressa, nem sempre o produto com menor valor será o mais apropriado. Da mesma maneira, o mais caro também pode não ser o melhor.

Conhecimento do fornecedor

Os compradores estabelecem relacionamento profissional com os fornecedores, assim já sabem quais falhas determinado fornecedor costuma apresentar. Por isso, o comprador deve saber exatamente quais são os prazos para a conclusão de determinada compra, se a utilização é para uma data específica e fará parte dos itens a serem adquiridos ou se é para atender uma demanda específica.

Fazer cotação

Após realizar a cotação, ter os valores em mãos entre em contato com o fornecedor para ter certeza da qualidade, prazos e formas de pagamento.

Fique atento às cotações em que o valor ficou muito abaixo da média de outros fornecedores.

Forma de pagamento

Às vezes, as empresas fornecedoras oferecem desconto se o pagamento for feito à vista ou em menor parcelas. Avalie se a forma de pagamento é benéfica para sua empresa e fornecedor.

Lidando com fornecedores desconhecidos

Se a sua opção for por uma empresa que você ainda não havia contratado, faça pesquisas para saber sobre sua idoneidade. Nesse primeiro momento, contrate os produtos para reposição do estoque, assim não pressionará o fornecedor com prazos e também não entregará o produto mais importante de revenda de sua empresa para outra empresa da qual você está realizando o primeiro relacionamento.

Ética nas negociações

Manter a ética sempre, por isso, os fornecedores consultados devem saber se foram ou não escolhidos. Se você costuma deixá-los sem resposta, nas próximas vezes, poderá não ter credibilidade nem para cotações.

Não compre apenas por preço, sempre analise a oferta dos fornecedores para saber qual deles será o responsável por oferecer o produto ou serviço mais adequado, bem como saber se esse fornecedor merece fazer parte dos que frequentemente serão contratados. Gostou do assunto? Então, leia outros posts produzidos por nós!

Até breve!