Você sabe por que a sua empresa é obrigada a fornecer Equipamentos de Proteção Individual para os trabalhadores? Além de ser para ajudar a preservar a vida, a saúde e a integridade física deles, existe uma lei que obriga que eles sejam fornecidos e, que eles os usem quando o ambiente em que eles trabalham ofereça algum risco. Essa lei é a Norma Regulamentadora NR6.

Para quem não sabe: NR6 significa Norma Regulamentadora número 6 para EPIs. É essa Norma que classifica como Equipamento de Proteção Individual, todo acessório, equipamento ou uniforme que tenha a utilidade específica de proteger o trabalhador de algum risco em especial no ambiente de trabalho, seja ele chamas, produtos químicos, escoriações ou qualquer outro tipo.

Essa Norma Regulamentadora permite que esse tipo de equipamento, seja importado ou nacional, só possa ser colocado à venda com a indicação do Certificado de Aprovação (CA), expedido pelo Ministério do Trabalho e do Emprego MTE.

Além disso, a NR6 obriga a empresa a fornecer e a conscientizar o trabalhador sobre o uso do EPI e também, obriga o empregado a utilizá-lo, prevendo punição para qualquer uma das partes que descumprirem.

Conheça agora, um pouco mais sobre a NR6 e os desafios que as empresas enfrentam para respeitá-la.

Desafios

Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam na implantação da NR6 é a conscientização de seus colaboradores a utilizarem seus EPIs para desempenhar suas funções com total segurança.

O problema da maioria dos profissionais que se recusam a usar os EPIs, são os equipamentos, muitas vezes um pouco incômodos, causadores de um grande desconforto para executar certas tarefas.

Isso acontece, porque nem todos os acessórios e equipamentos de proteção conseguem, ainda, se adequar aos diferentes biótipos dos trabalhadores. Mas, os que conseguem a certificação, respeitam totalmente às normas de ergonomia, o que dão uma maior liberdade de movimentos para o profissional executar suas atividades.

Como virar o jogo?

Quer algumas sugestões de como ajudar a sua empresa cumprir a NR6? Então preste atenção nessas dicas.

Dica 1 – Conscientização

Converse com os colaboradores da sua empresa e mostre como é importante o uso dos EPIs para manter a integridade física e a saúde. Que sem os equipamentos, eles correm um sério risco de sofrer alguma lesão, ou coisa pior.

Dica 2 – Campanha

Imprima informações úteis sobre EPIs. Mostrando a importância do seu uso e para que serve cada um dos equipamentos que eles usam. Procure sempre uma linguagem acessível a todos, para que a mensagem fique clara para qualquer um que ler.

Dica 3 – Converse com o Técnico ou Engenheiro de Segurança do Trabalho

Converse com o Técnico ou com Engenheiro de Segurança do Trabalho da sua empresa e troque informações com ele, sobre como conscientizar os profissionais sobre o uso dos EPIs.

A segurança do trabalhador está acima de qualquer coisa, até da lei. Por isso a nossa preocupação em passar essas informações úteis, para garantir que além da sua empresa trabalhe na lei, você colabore para o crescimento e a proteção de todos.

Você já conhecia a NR6? O que você faz para conscientizar os colaboradores da sua empresa para usarem seus EPIs? Compartilhe com a gente nos comentários.

Esse post foi útil? Então leia também “O que é EPI e EPC: Guia Básico” e aprimore seus métodos de trabalho para continuar se destacando no mercado de EPIs e colaborando para o crescimento da sua empresa.

Até breve!

Equipe SOCCORRO
EPIs | Descartáveis | Uniformes Profissionais

cta_recompensa_blog_soccorro_luvas