O Certificado de Aprovação (C.A.) é fundamental para que um EPI (Equipamento de Proteção Individual) possa ser distribuído e vendido. O documento é emitido pelo Ministério do Trabalho e dá o aval de qualidade e de segurança de um EPI.

Antes do C.A. ter sua emissão, o EPI passa por uma série de testes para saber se todos os equipamentos de segurança são seguros, têm qualidade e são confortáveis. Dessa forma, o certificado é impresso.

A emissão do C.A. é muito importante para que as empresas possam mostrar o seu profissionalismo e cuidados com os próprios funcionários e com o meio ambiente. Se uma empresa não tiver consciência disso e não seguir as normas e regulamentos vigentes, poderá sofrer com problemas no futuro, como ações trabalhistas por danos morais e riscos de acidentes graves com os seus funcionários.

Por que o C.A. é importante para a sua empresa?

Toda empresa precisa fornecer de maneira gratuita equipamentos e materiais de segurança para os seus funcionários. Logo, o C.A. certificará que o empregador não terá problema com os equipamentos oferecidos.

Como comentamos no Post EPI: Entenda a importância do uso, para as empresas, doenças ocupacionais, acidentes e problemas na área de segurança podem ser evitados se todos os funcionários e a empresa onde eles trabalham tiverem plena consciência do valor do uso do EPI dentro do ambiente de trabalho. Assim, riscos ocupacionais podem ser impedidos, neutralizados ou, pelo menos, minimizados em muitas situações.

Treinamento e Preservação

A empresa que oferecer os equipamentos também deve proporcionar treinamentos de como utilizá-los, preservá-los e trocá-los imediatamente se eles estiverem deteriorados. Todo funcionário precisa ter completa e constante responsabilidade pela limpeza e manutenção de seus materiais e equipamentos. Se ele perceber qualquer tipo de falha, defeito ou irregularidade em um deles, deve comunicar imediatamente a empresa que o contratou.

Embalagens de produtos e equipamentos

É de extrema importância que a empresa que irá comprar os EPIs cheque se as embalagens dos produtos não estão abertas ou violadas e se todas as informações sobre o EPI constam na embalagem. De acordo com a NR6, qualquer produto de EPI deve conter dados como o lote de fabricação do equipamento, quem o fabricou e o número do C.A.

Você tem mais alguma informação ou curiosidade sobre o C.A. para contar para nós? Compartilhe conosco nos comentários!

Esperamos por você!

Até breve!

Equipe SOCCORRO
EPIs | Descartáveis | Uniformes Profissionais

cta_recompensa_blog_soccorro_compras